elo 7

quarta-feira, 19 de março de 2014

ESFOLIAÇÃO CORPORAL | O QUE É, COMO FAZER E QUAIS OS BENEFÍCIOS?


Qual mulher que não gosta de cuidar do rosto e do corpo? Eu simplesmente amo. Cremes hidratantes, sabonetes, esfoliantes, tudo para manter a pele linda. Só que muita gente tem dúvidas a respeito do esfoliante. Pensando nisso, hoje trago um post contando um pouco mais sobre esse queridinho.

Vamos ver?


Uma esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular com um creme e/ou óleo essencial que é literalmente esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele.
Como a base desta “receita” mistura um ou mais tipos de grânulos, a sua aplicação ao corpo, com suaves técnicas de massagem, garante a remoção das células mortas/secas da superfície da pele e descobrir pele “nova”, de aparência mais limpa, fresca e fina, o que também ajuda a estimular a renovação natural de células da pele e “ajuda” no tratamento de acne.
Não consiste em apenas remover as impurezas e auxiliar na renovação das células, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos complementares, como a aplicação de loções hidratantes, melhorando sua absorção.
A esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser tratada. A esfoliação pode e deve ser feita no corpo todo.
Para o corpo pode ser utilizado um exfoliante de granulação maior, comece pelo pé para activar a circulação, siga para as pernas, lateral da coxa, abdómen, (aí o movimento segue da esquerda para direita), lateral do abdómen, costas, braços, mãos e por último colo e pescoço.
Mãos, cotovelos e joelhos merecem um cuidado especial, pois são regiões mais grossas.
Para o rosto, utilize um esfoliante suave, continue com movimentos circulares e firmes, mas com delicada e cuidado, pois a pele do rosto é mais delicada.
Cada tipo de pele pede um determinado tempo entre uma esfoliação e outra:
  • Pele oleosa deve ter um intervalo de 7 ou 10 dias.
  • Pele seca o intervalo é de 15 dias
  • Pele normal pede um espaço bem maior entre as esfoliações.
Tipos de esfoliante:
  • Sal e óleos essenciais: o mais básico e popular dos esfoliantes, recorre ao sal granulado (marinho ou mineral) e aos maravilhosos e diversificados óleos essenciais para devolver à pele toda a sua beleza.
  • Açúcar: em substituição do sal, utiliza-se frequentemente o açúcar devido ao seu aspecto granulado e ao facto de combinar igualmente bem com cremes e óleos essenciais diversos.
  • Plantas: as plantas medicinais (caso da gengibre, aloé vera, alecrim…) são cada vez mais utilizadas na esfoliação corporal devido à sua versatilidade – adaptam-se a vários tipos de pele e têm múltiplos objectivos (relaxar, revitalizar…).
  • Alimentos: os poderes dos alimentos já ganharam lugar cativo em muitos spas, não só pela experiência aromática e sensorial que proporcionam, mas também pelas suas propriedades nutritivas e hidratantes. Porque não inovar e deliciar-se com uma esfoliação à base de chocolate, canela, limão, laranja, sementes, entre outros.
Quais os principais benefícios?
  • Contribui para o melhoramento da tonalidade natural e uniforme da pele.
  • É eficaz contra a celulite.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Estimula o sistema metabólico.
  • Aumenta a capacidade e a eficiência do corpo no que toca à eliminação de toxinas.
  • Prepara o corpo para o Verão, nomeadamente para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme.
  • Devolve à pele um aspecto saudável, que ao toque parece acetinado.
Tal como uma massagem, também a esfoliação tem características relaxantes e/ou revigorantes, dependendo dos ingredientes e técnicas utilizadas.
Uma esfoliação corporal é ainda utilizada como preparação para outros tratamentos: no caso de fazer um envolvimento corporal, a esfoliação prévia abre os poros e torna a pele mais receptiva, potenciando assim os efeitos do tratamento seguinte.
É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação.
Fonte: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário