elo 7

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DO CROCHÊ


Olá!

Você é amante do crochê? Sabe qual o significado e a origem da arte? Não? Então se joga nesse post, que vou contar como foi criada essa sensacional arte!



Crochê ou croché é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial, dotada de um gancho. Consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada.
crochê tunisiano é uma técnica semelhante à do tricô manual, porém é realizado com uma única agulha com um gancho na extremidade, tal como a agulha de crochê tradicional.

A palavra Crochê vem de um termo existente no dialeto nórdico, que significa gancho, referindo-se a forma do bico da agulha de Crochê que puxa os pontos. Tem sua origem também na palavra francesa “croc”, que em francês tem o mesmo significado.

Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história. A arte do Crochê, como nos dias de hoje, foi desenvolvida no século 16. Um escritor dinamarquês, chamado Lis Paludan, tentou descobrir onde o Crochê se originou na Europa e fundamentou algumas teorias, sendo a mais provável a de que a técnica se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Posteriormente, essas técnicas se difundiram entre tribos da América do Sul, que usavam os adornos de crochê nos rituais de puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Porém, não se tem evidências concretas sobre exatamente onde se originou esta arte. 

1700:
 Outra teoria sugere que o Crochê se originou de uma técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa em torno de 1700.

1800:
 No entanto, o que se sabe é que o Crochê ganhou espaço a partir de 1800, quando a francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente copiados e publicou um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir tais desenhos. 

O Crochê é um trabalho que pode ser feito usando qualquer tipo de fio, basta ter a agulha ideal e muita criatividade.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 



4 comentários:

  1. Que legal!!!!
    interessante demais!!!
    bjs
    Excelente final de semana
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Hieli, seu blog é muito fofo!
    Adorei saber sobre o crochê, com certeza ainda aparecerão várias noções de onde apareceu e quem inventou, mas ainda bem que existe, não é mesmo?
    Seus trabalhos são lindos, parabéns!
    Já seguindo aqui e espero que possa dar uma passadinha no meu cantinho também.
    Um ótimo ano pra você, sucesso!
    Bjos,
    Lauren
    http://www.aprendendocommamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Peço permissão para complementar sua postagem:

    "O reconhecimento do crochê como manifestação artística - Depois que a rainha Vitória aprendeu a fazer crochê, parte do estigma de que ‘crochê era coisa para pobre’ acabou e o crochê evoluiu como uma forma de expressão artística.

    Com o final da ‘era vitoriana’ em 1890 as rendas de crochê tornam-se ainda mais elaboradas. As cores fortes desapareceram dando lugar aos tons claros e brancos."

    O Século 20 - Após a Primeira Guerra Mundial, houve um declínio na publicação de receitas e na sua maioria elas eram bem mais simples do que aquelas publicadas no início do século. Após a Segunda Guerra Mundial, a partir do final dos anos 40 até início dos anos 60, houve um ressurgimento do interesse em artesanato principalmente nos Estados Unidos, onde aconteceu uma verdadeira ‘revolução’ nas receitas. Surgiram receitas com projetos de toalhas coloridas, pegadores de panela, mantas e outros acessórios para casa. Começa-se a usar fios mais grossos.

    A partir da década de 70 a ‘nova’ geração redescobriu uma série de motivos de crochê tais como os quadradinhos’ que viraram febre junto ao ‘geração’ paz e amor.

    Assim como para o tricô, o crochê não teve vez durante os anos 80 a 90. Podemos até falar que esta foi a década ‘pobre’ para as artes manuais e domésticas, porque afinal ‘a mulher emancipada trabalhava fora e não tinha tempo para banalidades ou manualidades.’

    A primeira década deste século trouxe um ressurgimento do crochê na moda, como visto muitas vezes nas passarelas. Ao longo de uma década sempre nos deparamos com peças artesanais nos desfiles mais concorridos.
    Ora aparecem versões Hippie-chic, ora peças inteiras de patchwork em crochê. Tecidos ornamentados por flores, rendas delicadas com fios luxuosos. Grandes estilistas como Dior e Chanel apresentaram modelos em crochê nas últimas coleções." (Este texto foi retirado da página da Aslan Trends Brasil).

    Um grande beijo de uma amante do crochê,
    Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, tudo bem? Sou estudante de moda e preciso achar fontes teóricas em relação ao Crochê. Você pode me ajudar. Meu e-mail é: arianenc01@gmail.com. Grata

      Excluir